Durante a sessão ordinária desta terça-feira, 06, o Ver. Prof. Hiago Matos, DEM, solicitou ao Prefeito, Leonardo Silva Menezes, DEM, e ao Secretário Municipal da Saúde, Rafael Mendonça Cardoso, que seja incluído no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19, os farmacêuticos de Goianésia. Tendo em vista que as farmácias prestam serviços essenciais e por isso permanecem de portas abertas desde o início da pandemia.

Ademais, o autor justifica ainda que. "Os farmacêuticos e demais colaboradores estão expostos a um alto risco de contaminação. Dessa forma, garantindo, não somente a dispensação e o fornecimento de medicamentos para síndromes respiratórias e a realização de testes rápidos para a Covid-19 de forma complementar à rede do cuidado e de atenção à saúde, entre outros serviços".

Também solicita que sejam incluídos no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19, os garis de Goianésia. Mesmo que os garis não sejam profissionais na área da Saúde, eles estão em contato direto com resíduos contaminados pelo coronavírus.

O Vereador salienta que, “Há importância do trabalho dos garis durante a pandemia do Covid-19, pois é essencial para a manutenção da higiene e limpeza de nossa cidade, auxiliando no controle e propagação do vírus. Desta forma podemos verificar a exposição constante destes trabalhadores que se submetem diariamente ao risco de contaminação durante a coleta do lixo em nossa cidade”.

Foi incluído ainda, a emenda da Vera. Salete Carrilho, MDB, solicitando que também sejam incluídos no grupo prioritário de vacinação os coveiros do Município.

O Requerimento N° 187/2021 foi encaminhado ao Prefeito e ao Secretário Municipal da Saúde.